Somos um grupo de alunos que se conheceu no Grêmio, alguns organizando a XIX Semana de Artes da Poli (XIX SAPO), uns sendo gestão e outros como RD's ou mesmo como colaboradores. Estamos preocupados com o futuro do Grêmio e com a representação dos estudantes perante a Escola e a Universidade. Além disso, nos preocupamos também em trazer ao Politécnico, por meio da arte e da cultura, novas visões e atitudes.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Carta Programa - Cursinho da Poli-USP do Grêmio Politécnico

O Cursinho do Grêmio Politécnico é um departamento do Grêmio que, desde sua re-fundação em 2006, busca promover a inclusão social através de seu curso pré-universitário voltado para os estudantes formados na rede pública de ensino e com carência sócio-econômica. A chapa propõe divulgá-lo entre os politécnicos como um meio de extensão universitária e transformação social. Além disso, procurará melhorar a infra-estrutura, com o cuidado de não torná-lo comercial, como o Cursinho da Lapa (hoje desvinculado do Grêmio), o que desvirtuaria os objetivos do projeto.

Carta Programa - Jornal “O Politécnico”

O jornal "O Politécnico" criado em 1944, é um espaço para que os alunos da Poli possam manifestar-se com plena liberdade de expressão. As propostas da chapa para o jornal são: estimular produção regular, estudar meio jurídico de proteger o nome do jornal, contribuir para a divulgação de eventos de grupos politécnicos (tais como Baja, PET’s, CA’s); acompanhar os interessados desde o início do ano, buscando a continuidade do projeto.

Carta Programa - Festas

- BIXOPP: festa tradicional da Poli, pretendemos orientar melhor os calouros para que não sejam cometidos os mesmos erros do passado. Nosso objetivo com o BIXOPP é promover a integração dos bixos com os veteranos e aproximá-los do Grêmio.
- Festa Junina: pretendemos retomar a participação nesta festa, tradicionalmente agostina, reforçando seu caráter de arraial, com comidas, bebidas e atividades típicas.
- Integra Poli: nossa chapa tem como proposta realizar atividades que, além de divertidas, sirvam ao propósito de integrar os CA’s.

Carta Programa - Representação Discente

Este é um aspecto de fundamental importância para o Grêmio e para todos os estudantes. É através da representação discente que se faz valer a opinião dos politécnicos perante os professores, a Escola e a Universidade como um todo, permitindo que sejamos elementos atuantes no processo de mudança e melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão. Por isso, a chapa tem como proposta formar uma rede de RD's de todas comissões e departamentos, através da realização de reuniões mensais com acompanhamento de ao menos um diretor do Grêmio e inclusive comunicação com os RD's dos Conselhos Centrais da USP, possibilitando a antecipação de pautas como a criação das COC's, discussão de estatuto, regulamentações de estágio, da USP, entre outras. Além disso, a chapa pretende melhorar a divulgação das decisões que forem tomadas durante as discussões, de forma que todos os politécnicos possam ficar a par do que acontece e emitir opiniões a respeito.

Carta Programa - III Congresso dos Estudantes da Poli

O Congresso é um espaço de formulação de propostas e princípios para orientar as ações do movimento estudantil politécnico. Para a chapa, o Congresso que é bienal é muito importante, por isso pretende organizá-lo em 2009, no fim de agosto, afim de que os estudantes exponham suas idéias. Participe dos debates e faça o Congresso acontecer!

Carta Programa - GTP

O GTP, Grupo de Teatro da Poli, é um departamento do grêmio politécnico cujo objetivo é o desenvolvimento pessoal e artístico de cada integrante. Proporciona ao público, gratuitamente, peças com grande conteúdo crítico. Atualmente conta com aproximadamente 60 membros, divididos em 5 núcleos. Temos como proposta dar continuidade a este trabalho procurando atender às necessidades do grupo, ajudando com a divulgação e a infra-estrutura para as peças.

Carta Programa - Escritório Piloto

Existe? Sim, durante 2008 com o apoio do Grêmio foi discutida a reabertura do EP: foi formulado e aprovado seu regimento interno e está sendo planejada a sua reinauguração, com infra-estrutura de computadores novos e parcerias já estabelecidas com 3 grupos de origem politécnica que praticam extensão com enfoque social. Mas o que é? É o departamento do Grêmio que promove projetos interdisciplinares de extensão de cunho social e /ou ambiental. Quem pode participar? Qualquer pessoa da comunidade USP, em especial, VOCÊ, politécnico. Onde? Quando? Apareça nas reuniões, às quartas-feiras, 11 horas, na sala S33 do prédio da Engenharia Civil e encontre alguns de nós por lá. O que a chapa se propõe a fazer? A chapa se propõe a ajudar na divulgação e promoção de eventos e fomentar o debate sobre extensão conjuntamente com o departamento, além do apoio institucional.

Carta Programa - Cadopô

A chapa não possui projetos para a Cadopô, pois ela foi desapropriada, mesmo com as suas dívidas negociadas e parcialmente quitadas (veja o decreto em www.gremio.poli.usp.br/cadopo). Ou seja, por um decreto da Prefeitura de São Paulo incontestável, o prédio não é mais propriedade do Grêmio e não compete mais a ele qualquer decisão relacionada.

Carta Programa - Projetos Culturais

A Chapa “Senso In-Comum” acredita que a Arte é uma ótima forma de transformar as pessoas, de sensibilizá-las para outros tipos de linguagens, formas de pensar, e posturas como ser humano. Nesse contexto, o grupo irá implantar para o Grêmio 2009 os seguintes projetos:
- Exibição quinzenal de filmes, seguidos de debates;
- cafés filosóficos mensais;
- cursos e oficinas de interesse geral (por exemplo: introdução à pintura, filosofia, circo... aceitamos sugestões!)

Carta Programa - Jurídico

Cenário atual
Processos trabalhistas:
4 relativos ao Cursinho da Lapa que estão sendo pagos e 3 referentes ao antigo Centro de Idiomas que estão sendo contestados.
Processos Cursinho da Poli X Cursinho da Lapa:
Um sobre a disputa do domínio www.cursinhodapoli.com.br e outro que trata de uma representação no Ministério Público, em caráter de denúncia à Promotoria de Fundação.
Processo de desapropriação da Cadopô:
O processo está em fase de discussão dos valores de desapropriação com o poder público.
Processos fiscais:
São 7 dos quais 3 ou já foram pagos 07/08 ou aguardam desarquivamento para pagamento; outros 3, que são referentes a processos até 2001, tiveram suas dívidas negociadas 2006/2007 e estão sendo pagas; resta 1 em aberto (INSS) cuja dívida se refere ao período de 1992 a 2002 que ainda não foi negociada devido ao valor demasiadamente alto.
Caso eleitos, procuraremos quitar os débitos jurídicos da melhor forma possível.

Carta Programa - XX SAPO

A XIX Semana de Arte da Poli começou a ser organizada em março deste ano:
- 15 pessoas participaram da organização; mais de - 150 artistas deram vida ao evento;
- 30 filmes foram exibidos;
- 3 peças de teatro diferentes foram apresentadas;
- 3 recitais, 2 corais e 5 outros eventos musicais deram prestígio ao evento.
A repercussão foi tamanha que até a Congregação da Escola Politécnica, órgão máximo de decisão da Poli, composta por professores, estudantes, funcionários e a diretoria da Escola, aplaudiu calorosamente a Organização da XIX SAPO pelo excelente trabalho realizado. A XX SAPO terá completo apoio do Grêmio, para que se mantenha como um dos grandes eventos da Poli.